Começamos hoje um novo caminho. Esta publicação é o marco zero de um diálogo sem ponto final previsto, cujo foco envolve a comunicação e o marketing para empresas e instituições. Um diálogo que busca pesquisar e esclarecer, expor dúvidas e certezas, dividir inquietações, compartilhar boas experiências e disseminar boas práticas a respeito dessas duas áreas que, na verdade, são uma só.
Queremos ter a ousadia necessária para cutucar e tratar dos temas mais espinhosos. E a prudência indispensável para fazer isso sem jogar fora o bebê junto com a água do banho. E iniciamos sugerindo ao leitor, internauta e amigo a adoção da mesma postura – de diálogo aberto, amistoso e cordial, mesmo com todas as discordâncias possíveis e necessárias.
Importante dizer que alimentávamos, no passado, os preconceitos tão comuns, hoje e sempre, na sociedade, envolvendo o tema MARKETING. A montanha de preconceitos foi quebrada a golpes de inteligência e bom senso saídos da mente privilegiada do mestre Francisco Madia, diretor da Madia Mundo Marketing, empresa de excelência nessa área.
O Marketing e a Comunicação entram para ajudar a empresa a cumprir bem o seu papel, a criar produtos, serviços e soluções que sejam úteis às pessoas e à sociedade.
Madia costuma dizer, citando Peter Drucker, que a essência do Marketing é olhar a empresa como o cliente a vê. Esse conceito simples e objetivo desmontou os categóricos preconceitos ideológicos que prendiam minha imaginação à época. Entendi logo que marketing não poderia ser a representação do demônio na terra. Quem olha a empresa da perspectiva do cliente não é, definitivamente, a encarnação do mal. E aí tudo começou a mudar.
Compreendi, finalmente, que a empresa é uma especial e incrível organização econômica, criada depois de séculos de experimentação, como costuma ensinar o professor Delfim Netto. Não foi uma construção nascida da cabeça de um teórico, de um ideólogo. Foi uma construção humana sem autores conhecidos. Ou melhor, os autores foram todas as pessoas que deram a sua contribuição para que a empresa pudesse tornar-se peça essencial da economia moderna e contemporânea.
O Marketing e a Comunicação entram para ajudar a empresa a cumprir bem o seu papel, a criar produtos, serviços e soluções que sejam úteis às pessoas e à sociedade. É o que iremos discutir aqui, nesta publicação, sugerindo ao amigo leitor e internauta que se manifeste sempre que julgar necessário. Com energia, ousadia, lucidez e cordialidade, sempre. Queremos ouvi-lo. Curtam esta edição da Strada.